quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O desenvolvimento da contabilidade


As informações relativas a transações e relações financeiras entre diferentes partidos foram escritos em forma de registros financeiros, desde os primórdios da civilização, sendo exemplos tábuas de argila babilônicas e registros das civilizações Grega e Romana.

Nosso atual sistema de contabilidade tem suas origens na Itália renascentista. Até o século 12 a agitação ea extensão das atividades amplas de negociação envolvidos em pelo italiano cidade-estado tinha criado a necessidade de um sistema eficaz de gravação financeira que possam determinar com precisão os resultados de grandes volumes de transações envolvendo vários partidos. Conseqüentemente, o sistema de dupla entrada de contabilidade, a base do nosso sistema de contabilidade moderno, foi desenvolvido.

Durante o Renascimento, este sistema de contabilidade tornou-se conhecido em toda a Europa; no século 16 era prática comum na Inglaterra, Alemanha e Holanda. A primeira descrição publicada do sistema de dupla entrada apareceu em Veneza em 1494. Escrito por Luca Paciolo, foi intitulado Summa de Arithmetica Geometria et Proportionalita.

O século 18 viu o surgimento de um outro fator que exerceu influência considerável sobre o desenvolvimento da contabilidade, a saber, a Revolução Industrial.

Houve um enorme aumento da natureza e âmbito das empresas industriais, atividades comerciais se tornou muito mais complicado e extenso e, portanto, métodos eficazes de planejamento e controle são essenciais. Essas necessidades levaram à emergência, fora da contabilidade de custos, contabilidade de gestão, a função específica de que é a de fornecer qualquer informação financeira pode ser exigido pela administração da empresa para fins de planejamento e controle.

A influência do processamento eletrônico de dados (EDP) em contabilidade tem sido de suma importância na segunda metade do século 20. Deve-se ter em mente, no entanto, que o EDP é puramente uma tecnologia que produziu um aumento dramático na velocidade com que grandes volumes de dados podem ser processados. Embora tenha influenciado a utilização das informações contábeis, que, no entanto, não teve efeito sobre a teoria. O computador fez informações contábeis mais eficaz principalmente no que agora é mais completo, mais fácil de entender e mais facilmente disponíveis.

Estes dias, há um grande número de pacotes de software de contabilidade que estão disponíveis para indivíduos, empresas pequenas e médias e grandes corporações. O tipo de sistemas operativos empresariais e interna irá determinar o tipo e tamanho do pacote de contabilidade que é usado. Para que a empresa a tomar decisões de investimento, uma estrutura de contabilidade devem estar no local. Pacotes de contabilidade são apenas uma ferramenta para interpretar a "língua" do mundo financeiro - um instrumento para a transmissão de informações. Usuários de informações financeiras esperam que as informações precisas e abrangentes que não podem ser fornecidos pelo general linguagem falada ou escrita, de forma contábil foi desenvolvido para satisfazer esta necessidade especializado. Em virtude de sua natureza, a informação contábil é histórica. Tendências históricas que, no entanto, servem como orientações valiosas para projeções futuras....

Nenhum comentário:

Postar um comentário